Pages Navigation Menu
Adsense

Art Journal faz bem para a saúde

Pelo menos é o que diz o livro Art Journals and Creative Healing: Restoring the Spirit Through Self-Expression, de Sharon Soneff. Por meio de textos explicativos, depoimentos de diversos artistas e modelos bem diferentes de trabalhos em mixed media, a autora mostra como o desenvolvimento de um art journal pode ajudar a superar os mais diversos problemas, sejam eles físicos ou psicológicos.

aj-1

O livro é dividido em duas seções, cada uma delas com cerca de 30 capítulos. A primeira seção trata dos problemas emocionais; a segunda, dos físicos. Cada capítulo é composto por um texto introdutório, um exemplo de art journal, com algumas (poucas) dicas práticas, e o depoimento do artista. No total, são 25 artistas colaboradores, e cada um deles conta um pouco da sua história.

aj-2

aj-3

Na seção que trata das emoções, vemos histórias de separações entre casais, depressão, medos, perdas, saudades, estupro, preconceito, entre outras. Já na que trata de problemas físicos, doenças, acidentes, cirurgias complicadas, anorexia, metas de fazer exercício ou emagrecimento.

Mesmo tratando de assuntos como esses, não é uma leitura pesada. Ao contrário, todas as histórias são de superação e força de vontade. O objetivo é mostrar como a arte, por meio de um art journal, pode ser uma grande terapia para ajudar a superar todo tipo de problema.

aj-4

aj-5

Esse livro é muito mais para inspiração do que um livro para se aprender técnicas. Vale pela beleza dos trabalhos apresentados, e pelas histórias emocionantes. Lendo-as, vemos como nossos problemas são pequenos diante das dificuldades que outras pessoas enfrentam.

E para não ficar sem mostrar nenhum trabalho meu, essa é a última página que fiz do curso de art journal da Kelly Kilmer, usando técnicas de pintura e stencil para os números. E, mais uma vez, as borboletas.

apad-feb-7

Materiais: tinta acrílica, stencil para os números, caneta branca Uniball Signo, imagem de borboleta Paper Whimsy impressa em papel Filipaper Ecolight Goffrata, retalhos de papel, impressora, carimbeira Distress Ranger Old Paper; tutorial do curso A Prompt a Day, de Kelly Kilmer

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

468 ad
  • denise

    Renata
    Adorei suas resenhas , acho super importante ter alguem falando sobre algum libro , realcionado a scrap , pois so a imagem nao diz tudo o que o livro é , e as vezes nao é oque queremos ou necessitamos .
    este assunto esta sendo o alvo de meus interesses….obrigada por sua colaboracao
    beijos

  • Eu não li o livro mas concordo que realmente me faz bem
    bjs

Adsense
Adsense