Pages Navigation Menu
Adsense

Decoupagem com guardanapo

Continuando a série de PAPs sobre as técnicas empregadas no meu layout Happy Girl, hoje vamos falar sobre decoupagem. Não sou especialista nessa técnica, mas acho que não é difícil, pelo menos no papel (ainda não tentei em caixas de madeira, por exemplo).

Vamos aos passos:

1. Vamos fazer decoupagem em um título em chipboard. Eu gosto de escolher letras ou desenhos maiores para essa técnica, caso contrário não aparecem os detalhes dos papeis usados. E temos cada guardanapo lindo no mercado, não é?

2. Esse passo é opcional: separar o papel de fundo do guardanapo. Separe se quiser um efeito mais sutil, em que dê uma certa transparência e apareça o fundo (quando estiver fazendo a decoupagem sobre uma base pintada com tinta, por exemplo). Aqui, eu não deveria ter separado, pois o chipboard não ficou totalmente coberto; tive depois de colocar outra camada do guardanapo por cima.

3. Passe uma camada generosa de gel médium em todas as letras; não pode deixar secar nem um pedacinho antes de colocar o papel.

4. Coloque o papel por cima das letras, e vá alisando delicadamente. Se quiser, pode deixar o papel um pouco enrugado, dá outro efeito.

5. Vá alisando e marcando o contorno das letras.

6. Para ajustar os cantinhos, usei o cabo de um pincel. Esse passo dá um acabamento melhor ao trabalho, pois ajuda o papel a grudar nas laterais das letras, aproveitando que o gel ainda está molhado. Se estiver usando o guardanapo com o papel de fundo (sem separar, como mostrei no passo 2), é necessário passar uma nova camada de gel médium por cima, para que o papel não descole depois). Você deve avaliar e ver se o papel está todo bem grudado nas letras.

7. Deixe secar bem (eu deixei de um dia para o outro). Depois de seco, vá cortando o excesso de papel com o estilete. Eu já vi pessoas que têm prática e vão rasgando o excesso de papel. Mas fui fazer isso uma vez e acabei com o trabalho. Então, ainda prefiro o estilete.

8. Corte também o excesso de papel de dentro das letras.

9. Para melhor acabamento, dê uma lixadinha nas laterais das letras. De leve, e sempre da frente para trás (não faça movimentos de vai e volta, pois pode descolar ou até rasgar o papel).

10. Para o acabamento final, passe carimbeira marrom nas bordas, se quiser.

11. Nos cantinhos e detalhes, eu uso uma cotonete para passar a carimbeira. Está pronto seu título!

Aqui, uma página do meu art journal, onde também usei a decoupagem para fazer as flores:

Uma página do meu álbum December Daily, em que usei a decoupagem para forrar uma página de chipboard com recortes de jornal (o gel médium tira a acidez dos papeis que são ácidos):

E outra página do December Daily, usando a decoupagem em um guardanapo, que forrou mais uma página de chipboard (é melhor sempre usar papeis mais grossos com a técnica de decoupagem):

Estou com problemas com o Speedy desde segunda-feira e ontem parou de vez de funcionar aqui em casa. O técnico deve vir aqui somente na próxima terça-feira. Para fazer esse post, utilizei uma conexão 3G, mas é muito fraquinha. Então, talvez eu não consiga postar aqui no blog nos próximos dias. Mas prometo que vou tentar!

Além disso, vou viajar no feriado, então o post do Projeto 365 não vai entrar no domingo. Como ele tem de ser feito no dia, e não programado, vou precisar escrevê-lo somente depois da viagem. Se eu não conseguir voltar aqui antes, boa Páscoa para todas vocês!

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

468 ad
  • denise

    Re
    adorei sua dica. tenho usado o secador de cabelo pra apressar a secagem , ando fazendo art journals , Mixed Media …etc
    acho otimo pq fico ansiosa pra terminar logo, sera que isto tem algum problema ?
    vc usa o secador pra apressar a secagem ?
    beijos
    lindos seus trabalhos

  • http://designbyangel.blogspot.com/ Angélica Cirne

    PS.: Se vc faz a decoupage no papel nas caixa ainda é mais fácil. Eu faço na caixa e no papel nunca dá certo, sempre enruga… mas sempre fiz com cola.

  • http://designbyangel.blogspot.com/ Angélica Cirne

    Estou tentando me atualizar nas visitas dos blogs e o seu UFA! tem tanta coisa boa pra ver que vou ficar aqui horas.

    Queria mais detalhes do Gel Médiun que vc fala aqui. Se eu via em algum lugar estou esquecida. É produto próprio pra scrap?

  • http://atelierdatininha.blogspot.com Cristina Tronco

    adorei essa ideia re!
    beijos

  • Beth

    Obrigada Re!!!
    Eu adoro trabalhar com decoupagem!
    Boa Semana!
    Bjs

  • Mayumi

    Amei o PAP, Rê!!! Ficaram lindas!!! Obrigada e maravilhosa Páscoa para vc. e toda sua Família!!!
    Beijos!!!

  • http://nataliarosin.blogspot.com Natz

    Ficaram lindas as letrinhas com esse guardanapo!
    Obrigada pelo PAP, Re!

Adsense
Adsense