Pages Navigation Menu
Adsense

Flores com emboss

Essa técnica muita gente já usa, mas acho que vale postar aqui, para quem está começando e mesmo para quem já faz, mas pode não conhecer alguns truquezinhos. Trata-se do emboss a quente, que eu ADORO!

1. A primeira dica é super especial, e eu aprendi com a Monica Collocci, da Carimboteca, uma das maiores experts em técnicas com carimbos. A dica é jogar um pouco de talco no papel antes de carimbar, porque assim o pó de emboss só gruda onde houver a tinta da carimbeira, evitando respingos.

2. Espalhe bem o talco e tire todo o excesso.

3. Umedeça o carimbo com a carimbeira. Aqui eu estou usando a Versamark, que é transparente e própria para emboss, mas você pode usar qualquer carimbeira que demore mais para secar, como uma Colorbox, por exemplo.

4. Carimbe no seu papel.

5. Jogue o pó para emboss sobre toda a área carimbada, tendo o cuidado de ter um pratinho por baixo. Assim, você guarda de volta no pote todo o pó que não for usado.

6. Dê batidinhas no papel, para que todo o pó fora da área carimbada se solte.

7. Aqueça a área carimbada com o aquecedor para emboss. Não pode ser secador de cabelos, pois o vento dispersa todo o pó. Já vi pessoas falando que conseguem o efeito com a torradeira ou o forninho elétrico – eu, quando tentei, queimei todo o papel. O aquecedor de emboss é super prático e vale o investimento.

8. Em alguns segundos, a sua imagem está pronta. Pode ser usada assim, recortada, pintada… Aqui usei pó para emboss branco, mas existem no mercado das mais diversas cores.

Veja alguns outros trabalhos onde usei o emboss:

Quase Andando – usei o emboss para fazer as florzinhas, exatamente com a mesma técnica que mostrei aqui

Florinda – aqui desenhei o título com caneta Versamark e apliquei o emboss cobre por cima; também molhei o chipboard com a carimbeira Versamark e apliquei emboss sobre ele.

Outra dica legal é misturar as cores, fazendo várias camadas de emboss, como eu fiz no título, na moldura e no desenho da capa deste álbum:

Como viram, são inúmeras possibilidades. Se tiverem qualquer dúvida, podem deixar aqui nos comentários, com um e-mail para que eu possa responder. Divirtam-se!

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

468 ad
  • helia palhares

    Olá… talvez vc possa me ajudar… comprei um pó numa loja de artesanato. vendedora me garantiu que o efeito é de veludo, ou seja, o interior da caixa de madeira onde pretendo usá-lo, ficará como se tivesse sido forrada com veludo. Vc conhece esse produto? não posso dizer o nome pq deixei no atelier e estou em casa agora. Obrigada pela atenção.

    • Renata Pacheco

      Oi, Helia! Eu sei o que é, mas nunca usei, não sei como aplicar… Bjs!

    • volnete kuhnen hellmann

      ola eu ja usei é muito facil de aplicar e o efeito é maravilhoso.
      cola siquilas e siq floc. vc deve deixar a peça pronta inclusive com verniz e então vc passa uma camada de cola bem uniforme e posteriomente coloca o po em quantidade nada exagerada na peça e coloquei a peça dentro de uma saco platico então bata a peça em todos os angulos para espalhar e fixar o po em toda a peça… deixe descansar por 72horas e então retire o excesso do po e pode guardar no pote para usar em outra peça o rendimento é muito bom…

      • Renata Pacheco

        Que bom saber, Volnete! Eu acho o efeito muito legal mesmo, vou tentar! Obrigada pela ajuda! Bjs!

  • http://nadafubanga.blogspot.com Patricia Molina

    Oi Renata! Adorei a dica mas estou com uma dificuldade. Comprei o pó pra emboss brilhante da tec e aquecedor da mesma marca.Carimbo com a distress embossing INK, coloco o pó e em seguida aqueço, só que o pó ao invés de secar desaparece e fica disforme o que eu havia carimbado. Alguma idéia do que pode estar acontecendo?
    Obrigada
    Paty

    • Renata Pacheco

      Oi, Paty! Assim sem ver fica difícil opinar, mas vc está tirando o excesso de pó, “limpando” ao redor da carimbada, para que ele fique só onde tem a tinta de carimbo? Fora isso, não sei o que pode dar errado, não conheço o produto da TEC. Bjs!

  • Rosana

    Gostaria de saber se exste outro tipo de produto além da carimbeira, para carimbar que grude o pó de emboss. Eu possuo o soprador térmico da Skil, em que temperatura devo usar?

    Obrigada
    Rosana

    • Renata Pacheco

      Oi, Rosana. Basicamente tudo o que for mais “molhado” e demorar um pouquinho pra secar serve para grudar o pó de emboss: tinta acrílica, gel medium, tinta spray, carimbeiras (de pigmento, não a dye, que seca muito rápido). Eu não conheço esse soprador que falou, mas é importante que não saia vento do aquecedor, porque se sair vento ele espalha o pó de emboss e vc não vai conseguir o efeito desejado. Espero ter ajudado. Bjs!

  • http://tamarakarcdesigns.blogspot.com Tamara

    Adorei suas dicas, vou comprar os materiais e tentar fazer. Beijos

  • http://cantinhodoconvitepvh.blogspot.com/ Simone Isabel

    Muito interessante sua dica. Obrigada!!!

    • Renata Pacheco

      Que bom que gostou, Simone!

  • jane carvalho

    Bom dia, preciso fazer um trabalho para minha igreja que vou precisar usar esse material. onde posso encontrar emboss e se é necessário o aquecedor própio. Ele é muito caro?
    Meu tel.: (21)2631 2746 ou 9588 6753. Obrigada.

    • Renata Pacheco

      Olá, Jane! Tanto o pó de emboss quanto o aquecedor você pode encontrar em lojas que vendem materiais próprios para scrapbook. Algumas pessoas substituem o aquecedor por chapinha de alisar cabelo, mas o processo fica muito mais demorado. Um abraço!

      • Thais Dias

        Renata depende da chapinha viu? Ah e pode-se usar o ferro de passar, eu curto o ferro por ser silencioso e mais rápido.

  • http://www.emporiumsantamao.blogspot.com Margareth M Stoco

    Ola, estou com um sério problema com emboss.Não consigo fazer de jeito nenhum.Mas eu seco com secador.Meu secador tem a temperatura mais quente (bem quente)e tem uma velocidade que o vento sai bem forte e outra que sai um ventinho de nada mas bem quente.Só que não consigo fazer de jeito algum.Qual seria sua dica pra mim.O problema é que o pó não derrete.Bjs

  • Rosângela

    Renata,
    Adorei suas dicas, estou experimentando o emboss e queria saber sobre o uso do emboss transparente com chalklets para dar aquele efeito transparente e colorido em tons pastéis. Você pode me ajudar?
    Obrigada,
    Rosângela

  • http://www.scrapfolia.com Edys

    Eu adoro emboss!!!!!!

  • http://atelierdatininha.blogspot.com Cristina Tronco

    eu fiz emboss com esse mesmo carimbo esses dias =D
    fiz com a chapinha (nao comprei ainda o aquecedor), mas deu certo!
    valeu re!

  • http://artesobmedida.blogspot.com Regi

    Adoro!!!!

  • http://nataliarosin.blogspot.com Natz

    Hum… legal essa dica do talco…

Adsense
Adsense