Pages Navigation Menu
Adsense

Solte a criatividade!

Faz muito tempo que eu não trago uma resenha por aqui… estão com saudades? Comprei muitos livros novos neste ano (e ainda tenho uns poucos do ano passado que não mostrei ainda) e vou voltar com as resenhas, mas sem dia fixo. Quando eu acabar de ler um livro, eu venho aqui contar pra vocês, combinado?

Nessa semana terminei um dos livros mais legais sobre técnicas de mixed media que li até hoje: Creative Paint Workshop for Mixed-Media Artists: Experimental Techniques for Composition, Layering, Texture, Imagery, and Encaustic, de Ann Baldwin. Fantástico é pouco para ele!

Como a maioria dos livros nesse estilo, Creative Paint Workshop começa falando sobre materiais, um capítulo imprescindível para quem quer aprender técnicas de mixed media (eu adoro, pois a cada livro que eu leio, aprendo um pouquinho mais sobre as características de cada material, o que combina com que etc). A diferença é que, neste livro, há praticamente uma página inteira para cada tipo de material: suportes (papel, canvas, madeira), tintas, suprimentos para desenho (canetas, crayons, lápis de cor), colas e mediums (todo tipo de gel).

Os capítulos 2 e 3 tratam de Composição, uma abordagem que nunca tinha visto em livros sobre mixed media. Sim! Os conceitos aplicados são os mesmos que aprendemos nas aulas de design: ponto focal, simetria/assimetria, linhas (horizontais, verticais, diagonais), cores, formas, texturas.

A partir do terceiro capítulo, e ao final de cada um dos próximos, há um passo a passo bem detalhado, mostrando como aplicar os conceitos aprendidos. Já deixei todos eles marcados, para fazer assim que possível!

Textura é o assunto tratado no capítulo 4. Ann Baldwin apresenta uma série de materiais, e o resultado que podemos conseguir com cada um deles. Também mostra como criar texturas usando os geis acrílicos. Os exemplos são belíssimos, dá vontade de testar cada um deles!

Depois aprender sobre composição e como fazer backgrounds com texturas, chegou a hora de colocar as imagens nos trabalhos. E para isso há um capítulo super completo, que trata de colagens, como integrar as imagens ao background, fazer camadas com glazes, o que fazer se cobrir demais a imagem.

O capítulo 6 complementa o trabalho, falando sobre as palavras e como integrá-las à obra com carimbos, recortes, escrita a mão ou stencils. Ao final desse capítulo, um novo passo a passo ensina e colocar todas as técnicas aprendidas junto!

Mas não termina por aí! Ainda há um capítulo inteiro sobre pintura encáustica (algo que nunca tentei, mas tenho a maior curiosidade) e outro sobre manipulação de imagens digitais. Os dois com passo a passo no final.

Por fim, uma galeria com projetos lindos, de vários artistas, para se inspirar e colocar a mão na massa.

Além de todo esse conteúdo excelente, o livro é lindo: tem capa dura, encadernação com wire-o, imagens belíssimas e muito bem impressas. Esse com certeza vai ficar junto com meus livros de arte favoritos na biblioteca!

Quem tiver o livro e quiser contar aqui o que acha, fique à vontade para colocar nos comentários. É muito legal trocarmos ideias sobre o que gostamos. Até mais!

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

468 ad
  • Este livro deve ser realmente muito bom, Re!!! Embora eu não consiga me soltar muito nesta técnica, acho as misturas fantásticas e os resultados melhores ainda!
    Adorei as informações!
    Bjs!

Adsense
Adsense