Pages Navigation Menu
Adsense

Faça seu scrap ser “big”

A resenha de hoje é sobre um outro clássico na área de scrapbook: The Big Picture… Scrapbook Your Life and a Whole Lot More, de Stacy Julian. Lançado em 2005, o livro já influenciou centenas de scrappers no mundo todo. Seu forte? O foco conceitual em termos de scrapbook e design, sem dúvida alguma. Para mim, que terminei de ler o livro na semana passada, The Big Picture ajudou a refletir sobre o sentido de cada página de scrapbook que eu faço.

big-1

A proposta de Stacy Julian com o livro é justamente mostrar a sua abordagem para o scrapbook – o que ela faz, como faz e por que faz cada página ou projeto. É assim que ela estruturou os dois primeiros capítulos do livro: páginas e projetos. Em cada exemplo mostrado, ela diz por que fez aquela página; onde ela está armazenada; e como foi feita.

Uma coisa que me chamou muito a atenção foi justamente onde Stacy armazena cada página ou projeto. Achei fantástica a divisão que faz e pretendo aplicá-la nos meus trabalhos – assim que eu tiver a minha estante de scrapbook e, com isso, ganhar mais espaço em casa (essa é a minha meta #01 para 2010!).

big-2

big-3

big-4

O terceiro capítulo do livro, denominado “Other Stuff”, traz alguns conceitos bons para pensarmos: o motivo pelo qual fazemos scrapbook, qual a nossa abordagem, como curtimos os momentos em que nos dedicamos a esse hobby e como são divididos os álbuns da Stacy. Eu simplesmente amei essa parte, achei o formato perfeito para armazenar as minhas páginas também!

Resumidamente, Stacy tem álbuns iguais para o que chama de Family Fun Library, divididos da seguinte forma:

All About Us (Tudo sobre nós): aqui ela guarda páginas que traduzem a personalidade das pessoas de sua família, com uma tag para cada pessoa; há também uma parte dedicada ao relacionamento entre essas pessoas.

The People We Love (As pessoas que amamos): aqui entram os amigos, avós, tios, sobrinhos, enfim, todas as pessoas que se relacionam com sua família imediata.

The Places We Go (Os lugares que vamos): álbum dedicado a todas as férias da família e também aos locais perto de casa que valem a pena serem registrados; ela divide em tags como Longe, Perto e Casa, onde coloca as páginas sobre a sua casa.

The Things We Do (As coisas que fazemos): esse álbum reflete o estilo de vida da família, tudo o que fazem no dia a dia, como eventos esportivos, jardinagem etc.; Stacy divide esse álbum em Dia a Dia, Compromissos, Tradições e Esportes e Lazer.

big-5

big-6

big-7

Além desses álbuns, há outros específicos, como:

Photos I Love (Fotos que eu amo): com as fotos que ela mais gosta e uma abordagem mais introspectiva no journaling.

Family Celebrations (Celebrações em Família): com festas de aniversário, nascimentos, reuniões em família, casamentos, batizados, formaturas, entre outros assuntos.

E ainda outros álbuns, que não se aplicariam ao meu dia a dia (como o de Halloween e Escola da Vida, onde relata a vida escolar de seus filhos, por exemplo – os meus já estão quase se formando!).

big-8

E quando você pensa que acabou de ler o livro, vem uma parte ainda mais importante. Ao final, Stacy relaciona todos os materiais usados em cada página apresentada e a dica de design aplicada em cada uma delas!!! É uma super aula, tanto para scrappers iniciantes quanto para as mais experientes.

Adorei o livro, de verdade, e depois de lê-lo me tornei ainda mais fã de Stacy Julian. Estou acompanhando seu blog e Twitter, porque acho que ainda tenho muito a aprender com ela!

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

468 ad
Adsense
Adsense