Pages Navigation Menu
Adsense

Livros feitos em casa

Desde pequena, sempre adorei passar horas em papelarias, vendo caixas, caixinhas, livros, álbuns… acho que são uma paixão eterna. E fazer os meus próprios livros e caixas é super gratificante.

Tanto para quem quer começar ou se aperfeiçoar na arte da cartonagem, o livro Make your own Books & Boxes, de Peter Baumgartner, é essencial. O livro foi indicado pela minha amiga Monica Colocci, que faz os cadernos e caixas mais caprichados que eu conheço. Eu li o livro neste mês, e adorei, pois é muito didático e bem ilustrado.

O autor começa com a história do livro, desde os papiros egípcios até a invenção da prensa (calma, é bem resumido, são só quatro páginas!). A seguir, ele detalha materiais e ferramentas, e apresenta técnicas básicas para medir, cortar e colar.

O próximo capítulo, para mim, que adoro pintar, é super interessante! Peter mostra três técnicas para criarmos nossos próprios papéis: usando pasta para papel de parede (nunca vi isso por aqui, preciso checar em uma loja especializada!); e os famosos batik e marmorização.

Vejam que lindos os papéis criados pelo autor!

Após essa parte introdutória, começam os tutoriais propriamente ditos. A sequência apresentada é ótima para o aprendizado, porque Peter começa pelos modelos mais simples e vai sofisticando as técnicas aos poucos — de um caderno de brochura única até um livro completo, costurado e com lombada arredondada.

Os tutoriais são muito bem ilustrados e explicados com detalhes, com dicas até mesmo do que pode dar errado e como evitar isso. Vejam, por exemplo, o tutorial de uma caixa (ele apresenta dois modelos de tampa diferentes). Há também tutoriais para álbuns de fotografia, pastas portfólio, álbum acordeon, entre outros.

O capítulo dedicado ao tutorial de como fazer um livro, com lombada arredondada, tem simplesmente 24 páginas, para vocês imaginarem o nível de detalhes. O autor explica todas as partes que compõem um livro, como fazer o miolo, a lombada e a capa, ensina as técnicas de costura, dá dicas para uma encadernação perfeita, e por aí afora.

Eu ainda não testei as técnicas mostradas, mas já estou doida pra fazer o meu livro!!!

O último capítulo de Book & Boxes é dedicado à restauração. Eu adorei saber como recuperar os livros antigos, tenho alguns aqui em casa que estão precisando…

Enfim, se quiser aprender cartonagem, eu super recomendo esse livro. É em inglês, como sempre, mas é tão ilustrado que acho que dá pra entender se você souber um pouco do idioma. Aliás, vale destacar que temos pouquíssima literatura na nossa área disponível em português. Quem sabe um dia eu não escrevo um livro para começar a mudar isso, não é?

Bom final de semana a todos!

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

468 ad
Adsense
Adsense