Pages Navigation Menu
Adsense

Gelatos: o que são e como usar

Uma nova febre me pegou: os livros de colorir! Como fiquei muito tempo afastada das artes, só olhando para aquela estante enorme de materiais, ao ver os desenhos lindos desfilando na minha timeline comprei o Floresta Encantada! Comprei o importado, pois achei as folhas mais grossas – e é claro que eu vou usar tintas nele!!! O fato de poder pintar só um pouquinho por dia (ao contrário dos projetos de scrapbooking, que eu levava mais de uma hora só pra escolher os materiais), foi o que mais me animou. E comecei a participar também de grupos no Facebook, para trocar ideias e me inspirar.

Em um desses grupos, o Jardim Secreto, as meninas tiveram dúvidas sobre o uso dos Gelatos da Faber-Castell, que eu adoro, e fiquei de escrever um post rápido com algumas ideias.

gelatos

Essa é a minha caixinha de Gelatos da Faber-Castell

Os Gelatos são sticks, que parecem um batom, e contêm um pigmento super macio, cremoso e acid-free (o que é importante para quem pratica scrapbooking). Têm cores lindas e vibrantes, que se misturam perfeitamente, tanto a seco (eu uso o dedo mesmo pra fazer o blend) quanto molhado (aqui pode-se utilizar um pincel com água). Seus pigmentos podem ser utilizados em papel, telas ou mesmo madeira (esse último eu nunca testei, mas está no site do fabricante).

Na página do livro Floresta Encantada, eu usei os Gelatos para dar textura e criar sombras nas bordas. O fundo foi feito com giz pastel e o desenho pintado com canetas aquareláveis. Vejam aqui o resultado:

Floresta Encantada - página de abertura

Floresta Encantada – página de abertura

 Materiais: giz pastel Conté, canetas aquareláveis Staedler, Gelatos Faber-Castell, tintas spray Shimmerz Paints e Perfect Pearls

No trabalho abaixo, uma pintura em aquarela, também utilizei os Gelatos no fundo, para criar sombra e textura. O fundo azul é aquarela e os tons de dourado foram dados pelo Gelato.

flor-1-360x500

 Materiais: aquarela Koi, Gelatos Faber-Castell, lápis aquarelável Neocolor II Caran d’Ache, caneta Pilot Permaball

Mas uma das formas que eu mais gosto de usar é como carimbos. Você passa o Gelato sobre o carimbo, sem muita força, joga um spray de água de leve e carimba no seu trabalho. A quantidade de água vai determinar se vai ficar mais claro (e meio borradinho, tipo aquarela) ou mais forte. Usei essa técnica de forma diferente nos dois trabalhos abaixo. Aqui nesse post tem uma explicação melhor de como foram feitos.

cards-8-355x500

 

cards-3-360x500

 Materiais: papel Canson Aquarela 300 gr, máscara Crafter’s Workshop, tinta acrílica, Glass Beads Gel Golden, Gelatos Faber-Castell, pó para emboss UTTE, carimbos Prickley Pear

Se você quiser aprender ainda mais, esses dois vídeos trazem três técnicas cada um para usar os Gelatos. Divirta-se!


 

 

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

468 ad
Adsense
Adsense